Edifício da Secretaria da Fazenda

Edifício da Secretaria da Fazenda

domingo, 25 de julho de 2010

Estrutura dos Bastidores

Inicialmente, deve ser dito que o sentido da palavra bastidores neste blog é o registrado por Houaiss: "ambiente fora do alcance do grande público, em que resoluções são tomadas e ações são empreendidas; o lado não patente de algo; a intimidade".

As memórias que se pretende registrar aqui serão agrupadas em três segmentos, que se repetirão nos subperíodos a serem adotados: contexto político-econômico; pessoas, atividades técnicas desenvolvidas e conflitos de interesses; e  legislação resultante editada. Desse modo, a legislação será aquela destacada a partir da abordagem dos conflitos de interesse.

A natureza de um blog fará com que os temas possam ser escritos e apresentados em ordem diversa da que teria num livro, no qual estariam em ordem cronológica dos subperíodos e, nestes, na seqüência dos segmentos indicados acima.

A subdivisão em subperíodos levará em conta não apenas as conjunturas do País e do Estado, mas também ciclos econômicos. Um subperíodo típico é 1988-1993, que compreende a edição da Constituição e o período destinado à Revisão Constitucional, finalmente não havida.

As postagens terão no início indicações dos segmentos da estrutura a que se referem. Assim, as unidades - postagens - serão claramente definidas quanto aos segmentos a que pertencem, mas podem ser escritas independentemente dessa estrutura geral do livro "Bastidores ...". Por exemplos:

1970-74 (o subperíodo a que a postagem se referirá)
Pessoas (o tema discutido)

1975-83
Contexto político-econômico: O II PND (Plano Nacional de Desenvolvimento): o sonho de continuar o "Milagre Brasileiro".

Uma vantagem da tecnologia usada é a possibilidade de editar as postagens, aperfeiçoando-as, sem alterar a data de sua inserção no blog, mantendo-se a ordem temática, quando necessária. Por outro lado, isto faz com que uma postagem poderá não ser encontrada da mesma forma como foi lida anteriormente! Lembrando Heráclito: "não se pode atravessar duas vezes o mesmo rio...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é a razão de ser deste blog. Com ele a memória do passado será enriquecida.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.