Edifício da Secretaria da Fazenda

Edifício da Secretaria da Fazenda

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

1975 - 1983 - As revistas da Secretaria da Fazenda

Após a publicação dos dois números da Revista da Secretaria da Fazenda, registrados no subperíodo anterior da estrutura deste blog (1970-1974), não há registro de outras revistas até o lançamento de Fisco & Finanças, cujo número 1 do ano I, é de fevereiro e março de 1980.

O primeiro número da revista procurou marcar o final do primeiro ano do governo de Marco Maciel, cujo Secretário da Fazenda foi Everardo Maciel. Assim é que a capa contém um mapa de Pernambuco com a inscrição "Pernambuco ANO 1". O editor da revista era Ivanildo Sampaio e o redator principal, Jodeval Duarte.

A revista tinha um cunho jornalístico, pois continha muitas fotos nas suas reportagens. Diferia da primeira, de 1970, que, basicamente, reunia artigos de especialistas. Mas, ainda assim, trouxe um pequeno artigo de Carlos de Barros Paiva, Diretor da Fiscalização de Rendas do Estado de Pernambuco, intitulado "Um exercício de justiça fiscal", e um parecer emitido pela Consultora Jurídica da Secretaria da Fazenda, Frederica Kriek, intitulado "A correção monetária nas ações fiscais". Trouxe também um "Documento", assinado por José Eduardo Pimentel de Godoy, intitulado "Uma história dos incentivos fiscais para o Nordeste desde o século XVI".

A revista continha um encarte, "O Assessor", com os atos normativos estaduais.

Na "Seção de Livros", Arnaldo Borges comentou o livro "Dívidas Fiscais I", de Marco Aurélio Greco, de 1977.

Nessa mesma seção, foi publicado o poema "Burocracial - às vítimas peticionárias" de Vital Corrêa de Araújo, fazendário integrante do grupo de poetas da Rua do Imperador. Vale a pena destacar um trecho do poeta:

" ...
consulto
os arquivos mortos,
as jurisprudências do dia,
a certeza da chefia
e, solidário
com as aparências
e com os pareceres,
decido para sempre

e baixo os autos
à elevada consideração
do chefe mais próximo

     carimbo
     dato
     e assino".

A revista termina com justa homenagem, numa matéria de duas páginas com fotos, à Biblioteca da Secretaria da Fazenda, pelos seus 10 anos de idade.


No subperíodo 1975 - 1983, de acordo com a periodização adotada neste blog, foram publicados outros 16 números, dos anos I a III. A partir do número 5 a revista deixou de ser bimensal e passou a ser trimestral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é a razão de ser deste blog. Com ele a memória do passado será enriquecida.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.