Edifício da Secretaria da Fazenda

Edifício da Secretaria da Fazenda

domingo, 28 de agosto de 2011

1988 - 1995 - Pessoas, atividades técnicas desenvolvidas e conflitos de interesses


TÂNIA BACELAR ASSUME A SECRETARIA DA FAZENDA

Em 23 de fevereiro de 1988, no hall do térreo da Secretaria da Fazenda, a recém-nomeada Secretária da Fazenda dirige-se à comunidade dos funcionários da Secretaria para dizer a que veio.

Em outro segmento deste blog foram comentadas as circunstâncias de conflitos internos na Secretaria da Fazenda que levaram à sua transferência da Secretaria do Planejamento para aquela Secretaria. O Secretário anterior, Flávio Lyra, havia deixado o cargo por dificuldades em lidar com os conflitos.

A seguir, destaco trechos do pronunciamento da Secretária Tânia, distribuído em folheto.

"Senhores representantes das Associações dos Servidores desta Casa, servidores da Fazenda, meus companheiros de trabalho a partir de ontem".
...
"A programação financeira do 1º semestre de 1988 foi feita a quatro mãos pelos técnicos das Secretarias da Fazenda e do Planejamento. O desafio de agora, é integrar o Bandepe neste núcleo central, já constituído pela Fazenda e Planejamento. O Banco, que recebemos falido, está recuperado e credenciado entre os pernambucanos. Agora, tem que ter um rumo diferente. Precisa integrar-se ao governo para trabalhar conosco, nas ações do governo. Vamos garantir essa integração. Essa é uma das preocupações do governador ao me deslocar da Secretaria do Planejamento para a Fazenda. É preciso manter o trabalho que vinha sendo feito."
...
"Depois da turbulência, foi importante o momento da transição. Os ânimos estavam muito exaltados e de cabeça quente não se é capaz de raciocinar. Aprendi muito com vocês e a minha vinda para a Fazenda tem a
ver com o que acumulei de conhecimento e diálogo com muita gente com quem falei, na fase de transição."
...
"Não é a troca de um Secretário que vai resolver a crise na Secretaria da Fazenda. Não me ilude supor que a minha chegada aqui signifique a solução dos problemas da Fazenda."
...
"A crise da Fazenda foi ampliada exageradamente por interesses que não estão nesta Casa. ... Existem forças externas interessadas em desestabilizar este governo, que é um governo sério."
...
"Vocês me demonstraram, na semana de transição, que têm propostas. E como venho disposta ao diálogo, disponho-me a recolher estas propostas e discuti-las. ... Existem muitas propostas na Secretaria da Fazenda, existe um nível de exigência por modernização, por melhoria de condições de trabalho, o que é um fator muito positivo. ... é importante avaliar e tratar com vocês o que é que vai ser possível fazer e o que não vai ser possível fazer."
...
"A questão salarial é uma questão concreta; aliás, não é só da Secretaria da Fazenda. É uma questão muito mais geral, do Estado, que foi inchado. Basta dizer a vocês que os dois últimos governos dobraram a quantidade de servidores."
...
"Os meus objetivos, são mais amplos do que os anunciados por Petrônio, por exemplo. Ele diz: o MUF (Movimento de União dos Fazendários) vem defender os interesses dos fazendários. O governo tem que ir mais longe. O governo tem que defender os interesses do povo... Também discordo de Petrônio, quando ele
diz que a gente deveria forçar a aposentadoria do pessoal. E lembro que o Governador tem 71 anos. E é mais jovem que todos os Secretários. ... Acho que pensar que toda pessoa de mais de 60 anos fica incapaz é uma visão dos países subdesenvolvidos..."
...
"Estou mostrando que existem algumas formas de ver diferentes, porque vamos ter que conviver aqui com
formas de ver diferentes. ... Muito obrigada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é a razão de ser deste blog. Com ele a memória do passado será enriquecida.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.